Coordenador : Cecilia Souza Oliveira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389696.2199.119236.24022023
Departamento/Setor: CPS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : A Revista tem como público-alvo discentes, docentes, pesquisadores e profissionais das Ciências Sociais Aplicadas, Humanas e de áreas afins
Local de atuação: Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional (ESR) na Universidade Federal Fluminense (UFF)
Objetivo
O objetivo principal da revista é difundir o conhecimento científico produzido por estudantes, professores e demais pesquisadores. Dentre os objetivos específicos, destacam-se: estimular os estudantes, docentes e profissionais a publicar seus trabalhos; promover trocas entre universitários e pesquisadores de várias instituições; proporcionar aos discentes a ter a experiência de administrar um periódico acadêmico, se relacionar com outros pesquisadores e estudantes; aprender sobre técnicas e princípios da editoração de periódicos; integrar estudantes de diferentes cursos e períodos; disseminar o conhecimento produzido em instituições de educação superior; estimular a produção científica, artística e cultural em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas; capacitar tecnicamente pesquisadores de diferentes níveis de experiência para a escrita acadêmico-científica e o domínio de ferramentas tecnológicas para a produção científica.
Resumo
O projeto Revista Multidisciplinar Mundo Livre tem o objetivo de promover a publicação dos trabalhos desenvolvidos por pesquisadores nas áreas de Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas, como também capacitar estudantes e profissionais para a edição de artigos científicos para divulgação de suas produções e experiências de pesquisa, ensino e extensão. Assim, a proposta visa a fortalecer uma revista digital multidisciplinar que reúne trabalhos de diferentes áreas do conhecimento, além de aproximar estudantes da pesquisa e extensão através da vivência em um periódico científico. A revista vem cumprindo seu objetivo recebendo contribuições de pesquisadores de várias instituições e regiões do país. Já está em seu nono ano e ampliou significativamente sua abrangência, mantendo regularidade e qualidade em suas publicações, alcançando, com isso, a indexação em várias plataformas e a obtenção no Qualis B3. Para a sua continuidade, é preciso ampliar o seu apoio institucional para viabilizar-se e consolidar-se como documento científico relevante para a comunidade acadêmica.